Skip Navigation
Bispo Joaquina Nhanala, do Moçambique juntamente com outros celebrantes no culto de abertura da Conferência Geral 2016, na cidade de Portland, Oregon. Foto de Kathleen Barry.

Foto de Kathleen Barry, United Methodist News Service

Bispo Joaquina Nhanala, do Moçambique juntamente com outros celebrantes no culto de abertura da Conferência Geral 2016, na cidade de Portland, Oregon. Foto de Kathleen Barry.

Metodistas Unidos reúnem em Portland

Por: Rev. Naftal O. M. Naftal
May 13, 2016 | PORTLAND, Oregon (UMNS) --

A cidade de Portland em Oregon conheceu desde o final de semana findo um movimento pouco comum que vai crescendo a cada dia. Centenas de visitantes, Metodistas Unidos, Clérigos e leigos, provenientes de diversos cantos do mundo fizeram-se ao local. Encontram-se no grupo dos visitantes, delegados vindos das várias Conferencias anuais, membros de comissões da Conferencia Geral, trabalhadores de agências da conferência Geral, pessoal de apoio, Bispos e outros.

A sessão de abertura oficial teve lugar no dia 10 de Maio, pelas 14 horas, hora local. As boas vindas ao local foram proferidas pela senhora Kathryn Jones Harrison, ex-Presidente do Conselho Tribal Grand Ronda, a qual fê-lo em nome da comunidade dos Americanos nativos.

Portanto Ide

“Portanto, ide e fazei discípulos” – foi a exortação feita pelo Bispo Warner H. Brown, Jr., presidente do Conselho dos Bispos, durante a apresentação da homilia de abertura. Não deixou de usar do momento para recordar aos participantes de que “ apesar de virmos de lugares diferentes, todos somos unidos em Cristo.”

Bispo Warner, reiterou que a ressurreição de Cristo veio firmar a união de Deus com o mundo. “Sendo todos irmãos e irmãs em Cristo, filhos de Deus, devemos abandonar as nossas diferenças e trabalharmos para um objetivo comum” que e fazer discípulos para a transformação do mundo” – sublinhou o Bispo.

Como sinal de unidade na morte sacrificial de Cristo, a ceia do Senhor foi servida e fez-se lembrar aos presentes que a ceia relembra-nos da necessidade de nos mantermos unidos tal como Deus amou a cada um de nós.

Dificuldades no uso dos Tabletes

Pela primeira vez na história da Igreja Metodista Unida, os delegados a Conferencia Geral terão o privilégio de usar novas tecnologias para armazenamento dos manuais a usar durante a sessão da Conferencia.

Estas tabletes vem revolucionar a forma como os delegados eram sacrificados por ter que carregar consigo grandes volumes de livros.

Segundo a Rev. Nancy Neelley Hicks, diretora de Iniciativas de Tecnologia na UMCOM, este e um salto qualitativo na nossa conexão como Metodistas pois permitira com que todas vozes possam ser ouvidas – “e um desafio mas também uma oportunidade para que as Conferencias Anuais possam melhor preparar os seus Delegados a Conferencia Geral”.

Esta opinião e partilhada por José Gume, Guia-Leigos conferencial, na Conferencia de Moçambique delegado da mesma Conferencia: “Apesar de ser um desafio, especialmente para os delegados Africanos, mais particularmente aqueles que nunca tinham tido contacto com este tipo de aparelhos e/ou similares, e uma inovação trazida pela Conferencia Geral e uma oportunidade de aprendizagem. Acredito que ao sairmos daqui, estaremos dotados de habilidades na utilização destes aparelhos” – Disse Gume.

No grupo dos delegados vindos da Conferência Central de África estão presentes dez delegados provenientes de Angola, representando as duas Conferências – Leste e Oeste e, igual número representando a Área Episcopal de Moçambique – Norte, Sul e Africa do Sul.

Ainda com esses desafios, a Conferencia iniciou e o desafio imposto, agora o que resta e seguir em frente e terá o seu término no dia 20 do mês em curso. Tal como o tema sugere – PORTANTO, IDE.

*Rev. Naftal e o Cordenador de Desenvolvimento Institucional na Conferencia Anual do Sul de Mocambique. Ele esta servindo no balcao de Portugues na sala de imprensa da Conferencia Geral de 2016.