Skip Navigation

Comissão Permanente Sobre Assuntos da Conferência Central

9 de fevereiro de 2015 – Comunicado de Imprensa

Livro Global (Geral) de Disciplina

Other Languages

Maputo, Moçambique: Reunido esta semana em Maputo, Moçambique, a Comissão Permanente Sobre Assuntos da Conferência Central (StC – CCM) aprovou um plano para apresentar um esboço proposto de porções do Livro Global (Geral) de Disciplina na Conferência Geral de 2016, assm como um mandato proposto, esquematizando um processo de como proceder nas suas considerações que culminam com a Conferência Geral de 2020.

Durante o presente quadriénio, a StC – CCM tem concentrado o seu trabalho em partes do actual Livro de Disciplina, mais precisamente no que tange a organização do ministério em curso nas conferências centrais: Parte VI, Organização e Administração, capítulos 1 (Igreja Local), 2 (O Ministério Ordenado), 3 (Superintendência), 4 (Conferências), e 6 (Bens da Igreja).
O esboço poderia conter disposições da lei da Igreja, aplicável à toda Igreja no mundo e que apenas a Conferência Geral poderia fazer uma revisão ou modificar. Deve ser elaborado o esboço proposto da Parte VI, capítulos 5 (Ordem Administrativa) e 7 (Administração Judicial). Espera-se que estejam prontos para a Conferência Geral de 2020.

Be sure to add the alt. text

A Comissão Permanente referiu em declaração, que “O enfoque da Igreja Metodista no compromisso missional da Igreja de fazer Discípulos para Jesus Cristo para a Transformação do Mundo não é apenas aspiracional, é uma visão no qual vivemos. Hoje, encontramo-nos como uma Igreja servindo em muitos continentes, países, falando línguas diferentes e moldados por culturas diferentes. Evoluimos através da missão de Deus nas conexões em muitos lugares do mundo nos quatro continentes, com milhões de novos membros que estão mergulhados na tradição Wesleana. O Livro Global (Geral) de Disciplina irá nos auxiliar a avançar nesta jornada como uma Igreja do mundo inteiro.”

 

Em 2012, a Conferência Geral instou a StC-CCM, em consultação com a Comissão sobre a Fé e Ordem, a trazer recomendações à Conferência Geral de 2016 de como cada parte e parágrafos na parte VI do Livro de Disciplina não estão sujeitos a alteração ou adaptação pelas conferências centrais. Outras porções da Parte VI poderiam continuar a serem adaptáveis pelas conferências centrais de acordo com o contexto, necessidade missional e definição legal.

O parágrafo 101 do Livro de Disciplina refere em parte que: “O Livro de Disciplina reflete a nossa forma Wesleana de servir Cristo através da doutrina e vida Cristã disciplinada. Somos uma denominação mundial unida pela doutrina, disciplina e missão, através do nosso convênio conexional.

O Livro de Disciplina expressa esta união. Cada Conferência Central poderá efectuar modificações e adaptações ao Livro de Disciplina para que mais frutificamente possa completar a nossa missão em vários contextos. Contudo, algumas porções do Livro de Disciplina não são sujeitos a adaptações… A Comissão Permanente Sobre Assuntos da Conferência Central tem uma responsabilidade primária de propor à Conferência Geral sobre revisões a este parágrafo. “

O esboço não irá se tornar numa legislação disciplinar na Conferência Geral de 2016, mas se aprovado no seu carácter geral e estrutura, a comissão irá depois requerer uma resposta nos capítulos 1-4 e 6 das conferências anuais, enquanto finalizam-se os trabalhos nos capítulos 5 e 7. A Comissão Permanente irá propor que a Conferência Geral aloque tempo suficiente durante os primeiros três dias da sessão de 2020 para a consideração da plenária e ação disciplinar. Se os delegados aprovarem, o novo Livro Global (Geral) de Disciplina poderia potencialmente ser implementado até a Conferência Geral de 2020.

###

Para informação adicional: Bishop Patrick Streiff, presidente - bishop@umc-europe.org